Leitura e escrita: ações de mediação pedagógica

O projeto objetiva investigar os gestos de interpretação de leitura e procedimentos de escrita e reescrita junto a alunos do Nível Básico e do Nível Superior. Objetivos Específicos: Documentar as rotinas de interação entre pesquisadores e alunos com diferentes graus de competência linguística; Descrever os procedimentos desenvolvidos pelos alunos na compreensão leitora de textos usados no ambiente escolar; Analisar os procedimentos de escrita e reescrita empregados pelos alunos em ações específicas; Produzir artigos científicos que possam ampliar os conhecimentos sobre a área investigada; Publicar um livro que incluirá a descrição da pesquisa, a análise dos dados, as conclusões e as recomendações; Promover encontros com professores da rede pública para apresentar os conhecimentos adquiridos.

Situação: Em andamento

Coordenador: Maria de Lourdes Faria dos Santos Paniago

Integrantes: Eliane Marquez da Fonseca Fernandez; Rennika Lázara Dourado; Sinval Martins de Sousa Filho