Grupo de Estudos Funcionalistas: análise, descrição e ensino

Extensão, pesquisa e ensino na área dos Estudos de Língüística e Língua Portuguesa. O grupo, formado em 2002, tem o objetivo de estudar fenômenos da língua portuguesa, considerando-se as constituições discursivas em suas múltiplas manifestações. Para o triênio 2009 a 2011, o grupo desenvolve o projeto "Fala goiana", voltado para a descrição e a análise de fenômenos gramaticais na variedade goiana do Português brasileiro, em qu estão envolvidos pesquisadores vinculados à Universidade Federal de Goiás. Para o período de 2009 a 2011 (setembro), o Grupo desenvolve trabalhos na área de ensino de LP, sediando o projeto temático "O Ensino brasileiro da Língua Portuguesa em nível médio: bases epistemológicas, objetivos e conteúdos" (ELPBP), por sua vez, vinculado ao Projeto "Ensino de Língua Portuguesa no mundo". A ramificação brasileira congrega pesquisadores das seguintes instituições de ensino público: UFG, USP, IF (Instituto Federal de Educação), UFMt/Cuiabá; UFMt / Rondonópolis e tem com interlocutores pesquisadores de Portugal, representados pela Profa. Dra. Madalena Teixeira, da Universidade de Santarém. Para o período de 2011 (setembro) a 2014) o grupo continua no projeto ELPBP, sob a liderança brasileira da Profa. Elisete Carvalho Mesquita (UFU).

Docentes participantes: Sebastião Carlúcio Alves Filho; Sílvio Ribeiro da Silva

Link para acesso direto