Publicações dos Docentes

Capítulos de livros publicados e/ou livros organizados pelos docentes

Ensino de Língua Materna e Formação Docente: Teoria, Didática e Prática

Silvio

• Silvio Ribeiro da Silva (UFG/REJ)
  • Ana Sílvia Moço Aparício (USCS)

A leitura dessa obra possibilitará ao leitor tecer diversos fios para continuar a composição da rede de significações sobre o ensino de língua materna. Além disso, percebemos nos artigos a defesa por uma concepção discursiva no ensino de formação qu ressalta as diferentes maneiras de os sujeitos usarem e refletirm sobre a ligua(gem) e de se apropriarem de voes sociais e discursos para apreciar o mundo por meio da leitura, da produção de textos e do trabalho com análise linguística na escola. Dessa forma, o volume colabora para um dos mais importantes desafios da educação formal.

Reflexões em Linguistica Aplicada: Práticas de Ensino de Línguas e Formação do Professor

Livro SilvioOrganizadores:

• Silvio Ribeiro da Silva (UFG/REJ)
  • Adriane Teresinha Sartori (UFMG)

Neste volume, os autores, atuantes em diferentes instituições brasileiras, apresentam suas impressões acadêmicas a respeito de dois temas: a formação do professor e o ensino de línguas. Apresenta uma abordagem plural e multifacetada, favorecendo um diálogo entre formação e ensino, questões raramente tratadas de forma a explicitar suas dimensões inter-relacionadas.

Intersecções nos estudos de linguagem, cultura e sociedade

Livro SemanaOrganizadores:

• Tatiana Franca Rodrigues Zanirato (UFG/REJ)
  • Fernanda Cunha Sousa (UFJF)
  • Renato de Oliveira Dering

O livro reúne pesquisas realizadas e discutidas durante a IX Semana de Letras do Curso de Letras UFG/CAJ. O livro proporciona reflexões acerca do do Ensino de Línguas Estrangerias, Língua Inglesa, Literatura de Língua Inglesa, Latim, Literatura Brasileira, Literatura e Cinema entre outras temáticas abordadas no evento.

Gêneros textuais e perspectivas de ensino

Organizadores:

• Sílvio Ribeiro da Silva (UFG/REJ)
  • Ana Sílvia Moço Aparício (USCS)

As pesquisas apresentadas neste volume abordam os aspectos da relação entre gêneros textuais e ensino as quais julgamos essenciais para melhor compreensão das situações que estamos vivenciando atualmente, tanto no contexto de ensino, quanto no contexto de formação de professores, particularmente daqueles que atuam no ensino de língua. Já há algum tempo muito tem sido dito a respeito dos gêneros textuais oferecerem sustentação às práticas escolares, funcionando como ferramentas imprescindíveis para  ensino-aprendizagem de leitura, escrita e análise linguística , tanto em Língua Materna quanto Estrangeira.

Livro novo

Sobre avaliação e ensino de línguas: (re)discutindo conceitos e (re)elaborando ações

Organizadores:

• Silvio Ribeiro da Silva (UFG/REJ)
  • Sebastião Carlúcio Alves Filho (UEG/CAJ)

O papel da avaliação no ensino e aprendizagem de línguas, apesar de muito importante, pode estar sendo subestimado por grande parte dos profissionais envolvidos neste processo. Muitas vezes, avalia-se apenas com o objetivo simplista de que notas sejam produzidas a partir de respostas elaboradas pelos alunos em situações específicas. Esta visão rudimentar da avaliação já está arraigada na mente dos próprios alunos que, na maioria das vezes, não se empenham com tanta dedicação ao que não “vale nota”.

Livro nosso