Leitura e interpretação de textos escritos no Ensino Fundamental

Neste projeto de pesquisa, apresento a realização de um estudo sobre as atividades de leitura e interpretação de textos escritos apresentadas pelo LDP Português A Arte da Palavra, de autoria de João Carlos Rocha Campos, Flávio Nigro Rodrigues & Gabriela Rodella de Oliveira, da Editora AJS, adotado pelas três escolas da rede estadual (9º ano) que obtiveram a menor pontuação na Prova Brasil na avaliação de Língua Portuguesa, realizada em 2011, na cidade de Jataí (GO). Seus objetivos são: 1. Analisar se os saberes (capacidades discursivas SCHNEUWLY & DOLZ, [1997]2004) mobilizados pelas atividades de leitura e interpretação de textos escritos propostas pelo LDP Português A Arte da Palavra, adotado por três escolas estaduais com menor pontuação no exame de Língua Portuguesa da Prova Brasil/2011, priorizam as competências e habilidades leitoras exigidas pela avaliação, levando em conta a prioridade que têm no currículo de Língua Portuguesa para o EF atualmente. 2. Investigar se o insucesso dos alunos das escolas com menor pontuação na prova de Língua Portuguesa é motivado pelas propostas de leitura e interpretação de textos escritos do LDP não trabalharem o desenvolvimento das competências e habilidades leitoras requeridas pela Prova Brasil. 3. Verificar se as atividades de leitura e interpretação de textos escritos do LDP contribuem para um ensino efetivo de leitura, explorando os vários níveis de análise de um texto, levando os alunos ao desenvolvimento das capacidades de linguagem de ação, discursivas ou linguístico-discursivas as quais permitem a alguém tanto ler quanto produzir bem um texto.

Situação: Em andamento

Coordenador: Sílvio Ribeiro da Silva

Integrante: Stéfany Rodrigues Sousa

Fonte: Lattes

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