Produção de texto escrito no Ensino Médio: competências requeridas pela avaliação de Redação do ENEM em (des)uso no Livro Didático de Português
Este projeto, através da metodologia da Linguística Aplicada, pretende: (1) Analisar se os saberes (capacidades discursivas (SCHNEUWLY & DOLZ, [1997]2004) mobilizados pelas propostas de produção escrita do LDP Português - Projetos, adotado pelas três escolas estaduais com menor pontuação na prova de Redação do ENEM nos últimos três anos, priorizam as competências da Matriz de Referência para Redação, considerando a prioridade que têm para a produção de um texto escrito de qualidade; (2) Investigar se o insucesso dos alunos das três escolas com menor pontuação na prova de Redação pode ser motivado pelas propostas de produção escrita não trabalharem o desenvolvimento das competências requeridas pela avaliação; (3) Verificar se as atividades de produção de texto escrito apresentadas pelo LDP contribuem para uma aprendizagem efetiva de escrita, considerando as condições de produção, ressaltando sua finalidade, a especificidade do gênero, os lugares preferenciais de circulação e o interlocutor, deixando claro o estabelecimento de um tema, o levantamento de ideias e dados acerca do que será escrito..
Situação: Em andamento.
Integrantes: Sílvio Ribeiro da Silva - Coordenador / Taynan Lima Carvalho - Integrante.